O suicídio de uma jovem de 21 anos e um idoso de 92, ocorrido num intervalo de apenas quinze dias, comoveu os moradores de Araputanga (a 338 km de Cuiabá), causando indignação e questionamentos da sociedade quanto a urgente necessidade de ações sobre saúde mental no município.
“Aqui em Araputanga está feio, tem uma lista enorme de espera para passar pelo psicólogo”, informou a internauta Zenaide Moraes, ao comentar uma matéria veiculada pela redação do Popular Online onde a psicóloga Ronizer Cerize Limeira destaca a necessidade dos governantes intensificarem as ações de prevenção ao suicídio no município.
Em sessão ordinária realizada no dia 17 de abril, dia da ocorrência do suicídio da jovem Kawana Cristina Moura, o vereador Ulisses Ferreira (PDT) enfatizou a indicação n.º 47/2023, de autoria do vereador Ronaldo das Botas (Republicanos), solicitando atendimento periódico de psicólogo na Comunidade das Botas.
— Matéria relacionada: Suicídio de jovem aponta necessidade urgente de ações sobre saúde mental em Araputanga
“Mais do que nunca, a administração precisa trabalhar políticas públicas voltadas à saúde mental”, disse o vereador Ulisses em sessão ordinária na Câmara Municipal de Araputanga ao lamentar o ato ocorrido.
Conforme a Secretaria de Saúde, o município possui dois psicólogos para realização de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o gestor de saúde pública, recentemente, estão ampliando a hora de atendimento e organizando a formação de Grupos de Saúde Mental.
“Muitas vezes as pessoas procuram ajuda, o que já é um passo muito difícil, e não tem atenção. Se não for tomado atitudes firmes e a curto prazo, infelizmente muitos morrerão dessa forma”, observou a internauta Vivian Soares.
Mãe de uma criança especial, Vivian declarou a necessidade de acompanhamento por profissional psicológico e apontou que o atendimento oferecido pelo município está em situação precária.
Conforme informações, na tarde de ontem, terça-feira (2), o senhor José Caetano da Silva, 92 anos, foi encontrado sem vida após cometer suicídio.
O caso ocorreu por volta das 18 horas.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.